Representantes de cem municípios recebem Selo Cidade Amiga do Audiovisual, no Palácio das Artes

Audiovisual

A Empresa Mineira de Comunicação (EMC) entregou o Selo Cidade Amiga do Audiovisual a 120 gestores municipais de cem cidades mineiras que foram capacitados por meio do programa Cidade de Cinema, que trabalha com o desenvolvimento de políticas de audiovisuais e os benefícios do setor. O evento aconteceu terça (28), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da EMC.

Flávia Moreira, Gustavo Mendicino, Renata Costa Prado e Leônidas Oliveira.
Crédito: Léo Bicalho/Secult.

O Cidade de Cinema teve início com o cadastro de representantes dos municípios interessados em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC) e contou com a participação das 12 mesorregiões de Minas Gerais. “Queremos apoiar as produções audiovisuais mineiras e consolidar o estado como um importante destino cinematográfico. O cinema nos coloca em uma vitrine e o resultado disso é um salto grande e positivo na cadeia produtiva, da cultura à economia. Esse é um dos objetivos da Minas Film Commission que, sob a gestão da EMC, desenvolve mais essa ação”, destaca Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, instituição que também gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

Capacitação

Com três módulos e mais de 60 horas de aulas, o curso preparou gestores municipais para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em âmbito estadual, nacional e internacional. A capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico. “A forte adesão dos municípios ao cadastro comprova como o interior deseja se capacitar e atrair novos investimentos. Essa ação, que envolve inúmeros parceiros, como a Fecitur [Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais] e a Associação Mineira dos Municípios, integra o Plano Descentra Cultura, que inclui outras iniciativas de descentralização e interiorização, e vem em um ótimo momento com a execução da Lei Paulo Gustavo, que vai injetar mais de R$ 180 milhões para a cultura, principalmente para o Audiovisual em Minas Gerais”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

O programa já deu resultados. Logo após passarem pelo curso Cidade de Cinema, promovido pela EMC, por meio da Minas Film Commission, três cidades do Sul de Minas foram escolhidas para gravações da novela Amor Perfeito, da Globo. A secretária de Cultura de São Lourenço, Renata Costa Prado, participou da capacitação e comemora os frutos dessa ação. “A gente não tinha noção do que envolve uma produção audiovisual. Essa capacitação foi muito importante para nos prepararmos e recebermos bem as equipes. Foram muitos conhecimentos adquiridos. Vamos continuar nos aprimorando para que o município possa fazer novas captações de projetos audiovisuais”, diz a secretária.

Os municípios que não se cadastraram podem ingressar na nova turma do curso Cidade de Cinema e receberem o Selo Cidade Amiga do Audiovisual. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário (bit.ly/minasfilmcommission). O cadastro é gratuito e segue aberto, de forma contínua. Novos grupos serão reunidos, periodicamente, para capacitações. A diretora de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC, Flávia Moreira, reforça o convite para que os municípios se capacitem e se preparem para receber mais produções audiovisuais. “Hoje, todo mundo tem o audiovisual na palma da mão. Isso se tornou um mecanismo importantíssimo de promoção dos destinos e a tendência é aumentar. Nossa meta é que Minas seja, cada vez mais, vista nas telas. Participem do programa Cidade de Cinema. O seu município só tem a ganhar sendo uma Cidade Amiga do Audiovisual”, reforça a diretora.

Evento

O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e acontece entre os dias 28 e 30 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O evento, gratuito, reúne gestores das cadeias produtivas de cultura e do turismo de todo o estado e é aberto ao público.Os interessados podem retirar o ingresso no link bit.ly/encontroculturaeturismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.