ESTÚDIO EMC É INAUGURADO NO PALÁCIO DAS ARTES

Audiovisual

Instalações da Rádio Inconfidência e Rede Minas dão visibilidade à cena artística que está na programação da Fundação Clóvis Salgado

A Empresa Mineira de Comunicação (EMC) inaugurou novo estúdio nas instalações do Palácio das Artes. Destinado a produções especiais da Rádio Inconfidência e Rede Minas, o Estúdio EMC surgiu para colocar a cultura mineira em mais evidência. O evento de inauguração foi terça (28/3), durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. Quem deu a largada da nova instalação foi o programa Almanaque, da Rádio Inconfidência, ao vivo, para os ouvintes e visitantes.

Interface entre as emissoras públicas mineiras e os eventos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, o novo espaço fortalece a visibilidade e a capilaridade da cultura feita no estado.  “As iniciativas culturais em Minas se interligaram. A Rádio Inconfidência AM e FM, a Rede Minas e a EMCplay sintetizam a transversalidade entre a cultura e o turismo do estado, que propicia os bons resultados que alcançamos”, diz o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

O presidente da EMC, Gustavo Mendicino, celebra o bom uso da comunicação pública em espaços parceiros.

“A ação representa mais um esforço da EMC, que estende seus braços sobre Minas Gerais e, agora, com visibilidade ainda maior. A Inconfidência e a Rede Minas vão interagir com exposições e artistas que se apresentam no Palácio das Artes e terão a oportunidade de integrar a programação”, explica.

Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, o estúdio da EMC no Palácio das Artes integra, ainda mais, a rica produção artística e cultural de Minas Gerais. “É uma grande alegria abrir as portas do Palácio das Artes para a EMC. Temos a possibilidade de dialogar com novos públicos, fortalecer parcerias e ampliar a nossa oferta cultural com uma programação que tem se tornado cada vez mais diversificada”, destaca Reis.

Retorno às origens da Rádio Inconfidência

A estreia do cenário com o programa Almanaque especial firmou o elo entre passado, presente e futuro da Rádio Inconfidência. A apresentadora Waleska Falci vibra com essa possibilidade. “Colocar um estúdio, aqui dentro, abre mais uma forma de comunicação direta com o público. Voltamos à época dos programas de auditório, de uma forma moderna. No Estúdio EMC nos aproximamos dos artistas e ouvintes. Parafraseando Milton Nascimento e Fernando Brant, todo radialista tem de ir aonde o povo está”. Na edição especial, Waleska conversou com integrantes da Batucada da Apae, de Três Pontas, e Adriana Ferreira, da companhia de teatro Pé de Pano, que integraram a programação do 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos.

Nesta quarta (29), foi Pedro Henrique Vieira quem assumiu o espaço para a transmissão do programa especial Em Boa Companhia, da Rádio Inconfidência, com uma programação recheada música e, também, entrevista com o secretário de Cultura Esporte Lazer e Turismo de Além Paraíba, Pablo Teófilo, e a turismóloga Pollyana Caldeira, do Circuito Turístico Lago de Irapé.

Selo Cidade Amiga do Audiovisual

A participação da EMC no encontro de cultura e turismo foi além do novo cenário que atende às emissoras. Durante o evento, a Empresa Mineira de Comunicação entregou o Selo Cidade Amiga do Audiovisual a 120 gestores municipais de cem cidades mineiras. Eles foram capacitados por meio do programa Cidade de Cinema, que trabalha com o desenvolvimento de políticas de audiovisual e os benefícios do setor.