MOSTRA “LIBERDADE E FÉ” ESTREIA NA EMCPLAY E DESTACA AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E TRADICIONAIS LIGADAS À RELIGIOSIDADE EM MG

Audiovisual EMCPLAY

Filmes e programas, realizados por cineastas mineiros, sobre as cerimônias e celebrações religiosas são foco da seleção da mostra que integra o Projeto Minas Santa

A religiosidade é um termo abrangente usado para se referir aos diversos aspectos das celebrações e rituais religiosos de dedicação e fé. Esse é o eixo da mostra Liberdade e Fé, em cartaz neste mês de abril na EMCplay — a plataforma de streaming pública e gratuita da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). A iniciativa faz parte do projeto Minas Santa, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para refletir sobre o diálogo entre arte, tradição e fé.

Os filmes da mostra Liberdade e Fé, selecionados pela curadoria da Diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais da EMC, apresentam documentários, ficções e programas de jornalismo cultural que abordam a diversidade de celebrações e o sincretismo religioso, presentes em Minas Gerais. Entre as obras disponíveis na plataforma de streaming estão os documentários A rainha Nzinga chegou, dirigido por Júnia Torres; Fé que canta e dança, de Vinicius Leandro Terror, e Bença – Travessia: a memória do carioca nas narrativas de Dona Tereza, dirigido por Shirley Stephanie Jorge, além dos especiais Fé – caminho religioso da Estrada Real, Festa Nossa Senhora do Rosário de Homens Pretos e Arturos.

Sincretismo

O Brasil atual, além de seus povos originários, recebeu ao longo de seus 523 anos imigrantes de vários continentes, trazendo também suas diversidades de culturas e religiões. Monoteístas ou politeístas, as religiões brasileiras atuais podem ser identificadas em quatro matrizes: a indígena, ocidental, oriental e africana. Com aspectos e origens semelhantes, cada uma tem suas especificidades. Esse sincretismo religioso está presente na mostra Liberdade e Fé, em cartaz neste mês, período tradicional em diversos municípios mineiros quando é festejada a Semana Santa.

A mostra fica disponível até 30 de abril na plataforma de streaming pública e gratuita EMCplay. Além dos filmes selecionados para o especial, o serviço conta com um catálogo extenso com longas, curtas, séries, shows e espetáculos. Nessa vitrine gratuita da produção audiovisual mineira tem, também, conteúdos especiais da Rede Minas e da Rádio Inconfidência e a programação, ao vivo, dessas emissoras. O acesso é pelo site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.