RADIO INCONFIDÊNCIA HOMENAGEIA OS 80 ANOS DE JARDS MACALÉ

Programação

Um dos artistas mais inventivos, irreverentes e genuínos da música brasileira, o cantor, compositor e músico Jards Macalé completa 80 anos no dia 3 de março próximo, e a Rádio Inconfidência homenageia o artista ao longo da programação, de 1° a 6 de março.

Além dos miniprogramas que serão exibidos do dia 3 (sexta) ao dia 6 (segunda-feira), o artista também será homenageado nos programas Cinefonia (1/03, às 22h, com reprise no dia 4/03, às 19h); Polifonia (4/03, às 16h) e Coletânea (5/03, às 7h). Os miniprogramas sobre sua vida e carreira, que serão exibidos durante o programa Almanaque, terão reprise no dia seguinte, no programa Estúdio 100,9.

Crédito: Renato Mangolin.

O menino Jards Anet da Silva, nascido em 3 de março de 1943 e criado na Tijuca, no Rio, sempre viveu cercado pela música. Presente em quase todas as frentes da cultura nacional há mais de seis décadas, ele nunca teve preconceitos, e viajou do erudito ao popular sem sobressaltos.

Em seus estudos musicais, ele foi aluno dos maestros Severino Araújo e de Guerra-Peixe, além do violonista Turíbio Santos. Isso tudo sem se afastar da tradição do samba e do chapéu que herdou de Moreira da Silva, seu amigo e parceiro.

Ele se encantou pela bossa nova e por João Gilberto, e em seguida flertou, brigou e fez as pazes com os tropicalistas. Macalé cresceu ouvindo a batucada do morro, sua mãe, Dona Lygia, cantando em casa, sua avó o ninando com uma voz muito afinada e seu pai, amante de óperas e operetas, tentando tocar acordeom. Na adolescência ele sofreu influência do suingue, do jazz e do rock. Jards sempre se moveu de forma independente por todos os meios musicais, e até hoje segue na ativa, lançando discos e fazendo shows pelo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.