CINEMA MINEIRO NA  EMCPLAY

EMCPLAY

Minas Gerais é terra do cinema. Além de cenário para as obras que chegam à telona, o estado é berço de produtoras, polos audiovisuais, profissionais e eventos que fazem parte da história da sétima arte no Brasil. O Cinematógrafo, da Rede Minas, dedica a oitava temporada do programa aos fatos e protagonistas das lentes debatidos por quem entende do assunto. São 13 episódios que chegam ao público na íntegra, pela internet, por meio da plataforma de streaming gratuita EMCplay.

Na temporada, edições são dedicadas a personalidades do cinema mineiro. Entre elas, Helvécio Ratton. O diretor recebeu a equipe do programa em sua produtora e relembra a vida e obras consagradas, como “Menino Maluquinho”. Neville D’Almeida também tem espaço especial na atração, que traz a análise do jornalista e crítico Paulo Henrique Silva sobre a carreira do cineasta e entrevistas históricas de Neville à Rede Minas. Humberto Mauro não poderia faltar e quem fala sobre o mestre mineiro e as produções em Cataguases é Paulo Henrique acompanhado do professor e pesquisador Ataídes Braga. Tem, ainda, o trabalho de Carlos Alberto Prates Correia comentado pelo cineasta e curador Ewerton Belico.

Apresentador Fernando Tibúrcio

O Cinematógrafo mostra entrevista com integrantes do Grupo Galpão, que falam sobre a aproximação do cinema com essa companhia, uma das principais referências do teatro no Brasil. As novas vertentes do audiovisual que nasceram no estado são temas de discussão nos episódios, como a videoarte e a animação. Os cinéfilos mineiros e os cineclubes que surgiram em Minas Gerais também fazem parte do debate, que ainda dedica episódios aos grandes festivais, às críticas e à atuação das mulheres na telona. As trilhas sonoras têm um capítulo à parte, com dicas e comentários dos amantes dos filmes e da música, como o rapper Roger Deff, o jornalista Thiago Pereira e o cineasta e compositor João Batista Melo. A temporada conta com quadros que resgatam obras memoráveis, mostram as novidades que estão nas salas de cinema do mundo e as produções independentes.

Apresentado pelo jornalista Fernando Tibúrcio, o Cinematógrafo é produzido pela Rede Minas e apresenta o cinema sob o ponto de quem entende do assunto. A oitava temporada pode ser vista, na íntegra, pela plataforma pública de streaming EMCplay. Para conferir, basta acessar o site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.

SOBRE A EMCPLAY
A EMCplay é o serviço gratuito de vídeos sob demanda da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que gerencia a Rede Minas e a rádio Inconfidência. Por meio da plataforma, o público tem acesso ao conteúdo das emissoras públicas mineiras, além de filmes, shows, espetáculos e outras produções audiovisuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.