SESSÃO EMCPLAY NO CINE HUMBERTO MAURO

EMCPLAY

O cinema mineiro contemporâneo será celebrado em evento realizado pela EMC – Empresa Mineira de Comunicação, em duas sessões especiais, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. A mostra “Sessão EMCplay – Cinema em Minas” contará com exibições de quatro filmes que retratam a diversidade da produção cinematográfica mineira atual nesta quarta-feira (7/12), às 19h, e quinta (8/12), às 18h, com entrada gratuita.

O local escolhido foi o Cine Humberto Mauro, uma sala de cinema pública de fácil acesso, com amplo histórico de promoção e divulgação do cinema em todas as suas vertentes e com iniciativas frequentes de exibição da produção audiovisual brasileira e mineira. De acordo com o presidente da EMC, Gustavo Mendicino, “o propósito da mostra é promover a democratização do acesso ao cinema mineiro e a difusão dos filmes produzidos no estado, que vive um ótimo momento com a possibilidade de um representante mineiro na maior premiação cinematográfica mundial, que é o Oscar”. Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, celebra o evento. Segundo ele, “o audiovisual se destaca pelo seu potencial e mecanismo mais eficiente em fornecer um soft power que dá a conhecer não só a nossa produção, nossos atores e diretores, como apresenta para o mundo a nossa cultura, nossas paisagens, sotaques e nosso povo”.

“A programação busca trazer o interior de Minas para a telona. São obras que retratam cenários mineiros como Unaí, Azurita, Cataguases e o Vale do Mucuri”, como destaca Flávia Moreira, diretora de Audiovisual da EMC e uma das curadoras da mostra. Serão exibidos dois curtas e dois longas-metragens. Para abrir a sessão de quarta (7), o curta “Nove Águas”, que retrata o caminho de quilombolas, no Vale do Mucuri, em busca de um novo território. A direção é do aclamado cineasta mineiro Gabriel Martins, que também dirige o filme “Marte Um”, representante do Brasil no Oscar 2023. Em seguida, será exibido o filme “Humberto Mauro, cinema é cachoeira”, um documentário-tributo ao cineasta mineiro, considerado o pioneiro do cinema brasileiro. Dirigido por seu sobrinho neto, André Di Mauro, o filme mostra a vida de Humberto Mauro através de seus filmes.

O segundo dia da “Sessão EMCplay” será em parceria com a Mostra Fama de Cinema, do Sul de Minas, com a exibição do curta “Angela”, da diretora mineira Marília Nogueira. O filme, rodado no distrito de Azurita (Mateus Lemes), é uma homenagem à atriz e protagonista Teuda Bara. Em seguida, será exibido o longa “Querência”, de Helvécio Marins Jr., filmado em Unaí, noroeste de Minas Gerais. A sessão também contará com um breve bate-papo com os diretores dos filmes.

EMCplay – o streaming de Minas Gerais

A “Sessão EMCplay – Cinema em Minas” é um desdobramento das ações de difusão e promoção da plataforma de streaming pública e gratuita EM play, a mais nova janela para o audiovisual mineiro. Criada pela Empresa Mineira de Comunicação (Rede Minas e Rádio Inconfidência), a EMCplay possui, em seu catálogo, uma categoria dedicada, exclusivamente, ao audiovisual mineiro, com filmes, séries, documentários e animações produzidos em Minas Gerais ou que retratam o estado. Uma plataforma com a cara de Minas Gerais que pode ser acessada na palma da mão, em qualquer lugar e a qualquer hora. O acesso é feito por download gratuito do aplicativo no Google Play e Apple Store ou no site emcplay.com.

SERVIÇO:

Sessão EMCplay – Cinema em Minas: exibição de curtas, longas e bate papo sobre audiovisual
Datas:
*Quarta-feira (07/12), às 19h
“Nove Águas”, de Gabriel Martins, e “Humberto Mauro, cinema é cachoeira”, de André Di Mauro
*Quinta-feira (08/12), às 18h
“Angela”, de Marília Nogueira, e “Querência”, de Helvécio Marins Jr. – Parceria com a Mostra de Cinema de Fama
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

SINOPSES DOS FILMES:

Nove Águas | 25’ | 2019

Em 1930, Marcos e seu grupo de descendentes de escravizados saíram do Vale do Jequitinhonha rumo ao Vale do Mucuri. Fugindo da seca, da fome e da violência no campo, os quilombolas buscavam um novo território para construir sua comunidade. Dos tempos do desbravamento aos atuais, a história de luta por água e terra protagonizada pelos moradores do Quilombo Marques, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais.
Direção: Gabriel Martins

Humberto Mauro, cinema é cachoeira | 90’ | 2018

Um documentário-tributo ao cineasta Humberto Mauro, considerado o pioneiro do cinema brasileiro e latino-americano. O filme mostra a vida de Humberto Mauro através de seus filmes. Apresenta uma narrativa sensorial cujo fio condutor é uma entrevista gravada com Mauro, nos anos 60, quando ele manda mensagens para o futuro. O filme Humberto Mauro é um amplo painel dinâmico e humano sobre a criatividade e o cinema de Mauro, expondo as incomuns soluções técnicas para fazer seus filmes e a luta diante das adversidades inerentes ao pioneirismo no início do século XX em Cataguases, uma pequena cidade no interior de Minas Gerais.
Direção: André di Mauro

Angela | 14’ | 2019

Angela coleciona receitas médicas que sugerem uma preocupação permanente com sua saúde. Ela tenta esconder esse segredo dos vizinhos, mas quando as circunstâncias já não podem ser ignoradas, as ervas do jardim e o afeto de uma nova amizade lhe darão o vislumbre de uma nova existência.
Direção: Marília Nogueira
Elenco: Teuda Bara (Premiada e homenageada na Mostra de Fama e Sessão EMCplay)

Querência | 90’ | 2019

Marcelo vive no sertão de Minas Gerais. Ama a vida no campo e trabalha como vaqueiro, mas quer se tornar narrador de rodeios profissional. Um dia a fazenda em que vive sofre um grave assalto. O incidente o impacta profundamente. Com a ajuda de seus melhores amigos, encara o desafio de se reerguer para realizar seu maior sonho: o desafio de se tornar um grande narrador de rodeios.
Direção: Helvécio Marins Jr.