RÁDIO INCONFIDÊNCIA SELA PARCERIA COM RÁDIO NOVELO E TRANSMITE O ÁUDIO DOCUMENTÁRIO ‘PRAIA DOS OSSOS’ NO AM E FM

Destaques Programação

 Para falar do projeto, Waleska Falci, apresentadora do programa Almanaque, da Brasileiríssima 100,9 FM, conversa com a presidente da produtora, Branca Vianna, nesta terça (12/9)

Ângela Diniz. Crédito: reprodução/ Rádio Novelo.

Uma parceria inédita entre a Rádio Inconfidência e a produtora de podcasts Rádio Novelo traz para os estúdios AM e FM da emissora a série documental Praia dos Ossos, produção que relata um dos casos mais emblemáticos da justiça brasileira. Em 1976, Doca Street assassinou a socialite Ângela Diniz, então namorados. Nos três anos que separam o crime do julgamento, algo imprevisível fez com que Doca se tornasse a vítima. É essa história documental, mas trabalhada com a fina mão narrativa, que os ouvintes da emissora de rádio mineira vão ter acesso a partir de 25 de setembro.

Praia dos Ossos é composta de 8 episódios, de aproximadamente 1h, que vão ao ar sempre às segundas, a partir do dia 25. Na Gigante do Ar, Inconfidência AM 880, às 21h e na Brasileiríssima FM 100,9, às 22h. Os episódios serão retransmitidos no domingo subsequente, às 20h, no AM e no FM.  

Entrevistas

Como selo da parceria, Waleska Falci entrevistou a presidente da Rádio Novelo, Branca Viana. Ela falou sobre o que motivou a realização da série. Além de Branca Viana, que também é idealizadora e apresentadora da série, Waleska Falci conversou com a jornalista e ativista do movimento Quem Ama Não Mata, Mirian Chrystus. As entrevistas, para o programa Almanaque, estão disponíveis no app Rádio Inconfidência Oficial (clique aqui para baixar).

Praia dos Ossos e Rádio Novelo: sucessos concomitantes

A Rádio Novelo é uma das principais produtoras de podcasts jornalísticos do país. Fundada em 2019, no Rio de Janeiro, é responsável por mais de 20 produções próprias ou a serviço de terceiros. Em 2020, lançou sua primeira série original, o Praia dos Ossos, que se consolidou como referência no estilo narrativo de podcasts em língua portuguesa e já teve mais de 4 milhões de visualizações. Um sucesso que articula a herança das radionovelas, com storytelling e a linguagem e o método documentais do jornalismo.

A produtora é responsável por podcasts notáveis como, o Foro de Teresina, da Revista Piauí; o O Sequestro da Amarelinha, da revista Quatro Cinco Um; e de diferentes organizações, como Repórter Brasil, Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo. Produzindo em rede, com estúdios espalhados pelo Brasil, preza pela inclusão e a liderança feminina e fundamenta a construção de sua equipe na diversidade racial e de gênero.

Podcasts na Rádio Inconfidência

A parceria não para por aqui. Depois de Praia dos Ossos, a Inconfidência vai transmitir outros dois podcasts da Rádio Novelo: Crime e castigo, sobre a Justiça no país, e Tempo Quente, sobre a crise climática. A medida retoma para a radiodifusão produções que bebem diretamente do formato que fez história no rádio.

Além disso, levar a série Praia dos Ossos ao amplo e diverso público da Rádio Inconfidência tem um significado específico. “Levar essas produções com jornalismo sério e pesquisas profundas sobre o tema, em formato seriado, ganha sentido por ativar a memória do formato radionovelas numa audiência ainda não familiarizadas com as plataformas de streaming, ao mesmo tempo em que consome produtos de linguagem contemporânea”,  afirma Waleska Falci, Supervisora de Produção e Programação de Conteúdo para Web e outras mídias da Empresa Mineira de Comunicação (Rádio Inconfidência e Rede Minas). “Nos cantos mais distantes do país e para o mundo todo pela internet, ouvintes de perfis extremamente distintos recebem, da Rádio Inconfidência AM e FM, jornalismo de qualidade com narrativa de rádio documentário, bem narrado e envolvente”, completa.

Fique ligado

  • Praia dos Ossos (Produtora Rádio Novelo)
  • Segundas a partir de 25/9, às 21h no AM e 22h no FM — retransmissão aos domingos, a partir 1°/10, às 20h em ambas frequências.

Onde ouvir a Rádio Inconfidência

  • AM 880 O gigante do ar
  • FM 100,9 Brasileiríssima
  • EMCplay
  • App Rádio Inconfidência Oficial para Android e iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.