Concerto do 13º Festival Tinta Fresca, da Filarmônica, é transmitido no subcanal da Rede Minas

Programação

Uma competição que celebra a arte. Esse é o 13º Festival Tinta Fresca, que dá espaço aos talentos brasileiros mostrarem suas músicas. Realizado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o evento selecionou peças de cinco compositores, inéditas em apresentações. As obras vão ser executadas nesta quarta-feira (30), na Sala Minas Gerais, às 20h30. Com regência do maestro associado José Soares, o concerto será transmitido, ao vivo, em uma edição especial do programa Harmonia, no subcanal Educa 1 da multiprogramação da Rede Minas.

Na programação, “O purgatório de São Patrício”, de Michel Curi Júnior. Único mineiro e o mais jovem compositor selecionado nesta edição do festival, ele se inspirou em uma das histórias presentes na Legenda Áurea, coletânea de biografias de santos organizada por Jacopo de Varazze, no século XIII. A lenda narra a jornada de Nicolau, que acessa o purgatório ao atravessar um portal aberto por São Patrício, apóstolo da Irlanda. Nicolau passa pelo purgatório e pelo inferno até alcançar o céu por meio de sua oração e luta espiritual. A composição de Michel Curi Jr. não se atém à narrativa de modo linear, mas expressa, de forma imaginativa e simbólica, diferentes momentos da jornada de seu protagonista.

Além de “O purgatório de São Patrício”, o concerto ainda traz “Unfold 0”, do paraense Homero Augusto; Simultanea Sidera, do paraibano Ticiano Rocha; e as peças dos paulistas “Encomendação das almas”, de Carlos dos Santos; e “Uma leitura no bosque”, de Felipe Jacob. O vencedor receberá encomenda de obra sinfônica inédita a ser estreada na Temporada 2026, da Filarmônica de Minas Gerais.

Multiprogramação da Rede Minas

A multiprogramação é um recurso da TV digital que possibilita a transmissão de programações distintas em um mesmo canal de TV aberta. Na prática, essa tecnologia permite a divisão de um canal em alta definição em até quatro subcanais. Assim, o telespectador continua acompanhando a programação da Rede Minas e tem acesso, também, aos subcanais.

O concerto com as cinco obras finalistas da 13ª edição do Festival Tinta Fresca vai ao ar, ao vivo, em uma edição especial do programa Harmonia no subcanal Educa 1, da Rede Minas, nesta quarta (30), às 20h30. Saiba como sintonizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.