Meio milhão de pessoas acompanharam as transmissões de disputas esportivas em 2024. Emissora segue mostrando diversas modalidades na tela.


A Rede Minas se consolidou como a casa do esporte, mostrando jogos e competições de diversas modalidades na TV aberta. Em 2024, as transmissões esportivas alcançaram mais de meio milhão de pessoas, com um total de 565.368 telespectadores, destacando-se no cenário televisivo. Segundo dados do Kantar Ibope, as exibições têm, em média, 79,64% mais audiência do que a programação geral da emissora mineira. No que se refere ao alcance, os esportes ao vivo conquistaram quase 350% mais domicílios do que a programação tradicional da TV pública, demonstrando a importância do conteúdo esportivo no estado.
Futebol, vôlei, ciclismo, skate, corrida, canoagem e futsal. Essas foram as modalidades esportivas que chegaram à telinha, pela Rede Minas. Foram transmitidos, em 2024, os campeonatos mineiros Módulo II, Segunda Divisão, Feminino e Sub-20. Ainda no circuito estadual, foram exibidos o Campeonato Mineiro de Vôlei e o Circuito Mineiro Street Skate 2024. Além disso, a TV mostrou as disputas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e dos Jogos do Interior de Minas (Jimi) Paradesporto.
Trazer para o calendário esportivo do Estado toda essa estrutura que a Rede Minas nos proporciona tem sido muito importante para que possamos dar cada vez mais força ao esporte no estado. Hoje, com o crescimento e com a evolução das políticas públicas esportivas em Minas, caminhamos com a TV pública acreditando em nossos projetos e iniciativas.
Tomás Mendes, subsecretário de Esportes de MG
As competições nacionais e internacionais também ganharam espaço na Rede Minas. No futebol, a TV pública mostrou jogos do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, a Seleção Feminina nos amistosos preparatórios para a disputa das Olimpíadas e o Campeonato Brasileiro Série B. A emissora exibiu, também, disputas de outras modalidades esportivas. Nessa listagem, o ciclismo e o trail run no Kmon Ride, o Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem e a Superliga de Vôlei. Os confrontos internacionais ganharam espaço de destaque, com a transmissão do Mundial de Vôlei de Clubes e as copas Internacional e Mundial de Mountain Bike.
Coberturas especiais
França, Paraguai e Argentina. Esses foram os três países visitados pelas equipes da Rede Minas em disputas esportivas. Em julho, a delegação brasileira compareceu aos Jogos Olímpicos de Paris e a Rede Minas foi ver de perto o desempenho dos atletas e mostrou a estrutura do maior encontro esportivo do planeta. Em novembro, a emissora também acompanhou o confronto entre Cruzeiro e Racing, em Assunção, na final da Copa Sul-Americana; e Atlético (MG) e Botafogo, na decisão da Libertadores, em Buenos Aires.
Rede Minas ligada no placar em 2025



A valorização do esporte segue no calendário da Rede Minas. A emissora começou o ano estreando o semanal Meio de Rede, que traz as notícias do vôlei para a programação. Esse esporte ganhou espaço na tela, também, com as transmissões de jogos da Superliga Masculina de Vôlei 2024/25 e do Sul-Americano.
Neste mês de março, a emissora mineira exibiu a abertura do Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2025, mostrando a disputa de Uberlândia Lobos e Cruzeiro. Têm mais competições que vão movimentar a programação. Entre os destaques, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, que promete reunir atletas de todo o Brasil em Lagoa Santa; as equipes mineiras de futebol nas disputas pelo Módulo II e Segunda Divisão; e a Copa do Mundo de Mountain Bike, com os melhores ciclistas do mundo em Araxá, em abril.
As pessoas têm o hábito de acompanhar o esporte pela tela. Muitas modalidades que caíram no gosto dos brasileiros estão restritas aos canais pagos. A Rede Minas faz um caminho inverso. Estamos democratizando o esporte e facilitando, aos mineiros, o acesso às competições.
Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, gestora da Rede Minas
A opinião de Mendicino também é a mesma do jornalista e apresentador André Cristino, que preenche o time esportivo da Rede Minas.
O esporte sempre é defendido como uma política pública. Ampliar a oferta desse produto para os mineiros é uma forma da Rede Minas cumprir com seu papel de atender ao interesse público e oferecer um conteúdo cultural e educativo. Afinal, o esporte gera efeitos positivos além das quadras, campos e pistas.
André Cristino, apresentador esportivo da Rede Minas
Setor esportivo aplaude a iniciativa


O futebol do interior de Minas Gerais agora tem torcida garantida na telinha. Em uma parceria da Rede Minas com a Federação Mineira de Futebol (FMF) foram exibidas competições que mostram os duelos entre os clubes da capital e do interior, valorizando o esporte praticado em todo o estado, ação considerada, pelo presidente da FMF, Adriano Aro, como “um marco para o futebol mineiro”.
A transmissão gratuita das competições estaduais permite que torcedores de todas as regiões acompanhem os jogos, fortalecendo a conexão entre os clubes e suas comunidades. Os clubes ganham mais exposição, o que atrai investimentos e incentiva o surgimento de novos talentos. Muitos atletas têm conquistado oportunidades profissionais a partir dessa visibilidade, o que reforça o papel do projeto no fomento do esporte.
Adriano Aro, presidente da FMF
O vôlei na vitrine da Rede Minas também chamou a atenção dos dirigentes dos clubes de elite do estado, que elogiam as exibições dos jogos e a estreia do Meio de Rede, programa semanal dedicado a esse esporte. Entre eles, o Minas Tênis Clube.



Flávio Pereira. Crédito: Pedro Vilela/Agência i7.
As transmissões de competições esportivas pela Rede Minas é um ganho enorme para o Minas e para todos os envolvidos no esporte mineiro. Tradicionalmente, o público do nosso estado sempre acompanhou o vôlei. Ter novamente as transmissões em TV aberta só traz benefícios para todos, gera mais identificação dos torcedores e atrai novos investidores e patrocinadores. Para o Minas, é motivo de muita satisfação contar com a parceria da Rede Minas na divulgação do trabalho que é feito, diariamente, no clube e que é refletido nos jogos oficiais das equipes Gerdau Minas e Itambé Minas.
Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube
A opinião também é compartilhada pelo diretor esportivo do Sada Cruzeiro, Flávio Pereira.
A transmissão dos jogos pela Rede Minas é uma contribuição fundamental para a valorização do esporte, especialmente do nosso voleibol. A visibilidade que a emissora oferece é muito importante, pois permite que mais torcedores acompanhem o Sada Cruzeiro e as equipes mineiras em quadra. Essa cobertura amplia o alcance do vôlei, além de contribuir para o fortalecimento das nossas parcerias com patrocinadores e a atração de novos apoios. A Rede Minas, com essas transmissões, torna o esporte mais acessível e, ao mesmo tempo, acredito que também incentiva o crescimento de todas as modalidades esportivas.
Flávio Pereira, Sada Cruzeiro



Quem está perto da bola também festeja o espaço na programação. Maique Reis, do Itambé Minas, é um deles. Eleito o melhor líbero do Mundial de Clubes 2023, o atleta comemora a iniciativa da TV pública mineira.
Estamos muito felizes com a iniciativa da Rede Minas. É muito importante termos uma emissora de TV aberta transmitindo os jogos da Superliga, além de ter um programa semanal totalmente dedicado ao vôlei. Sem dúvidas, isso alcança um público muito maior e valoriza ainda mais o nosso esporte.
Maique Reis, Itambé Minas
A jogadora do Gerdau Minas, Pri Daroit, eleita melhor ponteira do Sul-Americano 2024, também falou sobre a importância das partidas transmitidas pela TV pública.
A gente consegue atingir muito mais pessoas. Eu acho que o esporte fica mais visível até para os patrocinadores. Todo mundo tem acesso e sai ganhando.
Pri Daroit, Gerdau Minas
O oposto do Sada Cruzeiro, Wallace, coleciona medalhas vestindo a camisa da Seleção e do clube celeste. No currículo, ouro em campeonatos como nos Jogos Olímpicos, Mundial de Clubes, Liga das Nações e Superliga. O veterano das quadras parabeniza a Rede Minas e diz:
A possibilidade de ver nossas partidas transmitidas pela Rede Minas é muito importante para nós, atletas. Isso não só aproxima a torcida, mas também ajuda a levar o nosso esporte para mais pessoas. Os jogos transmitidos em TV aberta aumentam a visibilidade do nosso trabalho e fazem com que mais pessoas se conectem com o voleibol.
Wallace, Sada Cruzeiro
A emissora mineira também foi para as trilhas para acompanhar as copas Internacional de Mountain Bike (CiMTB) e do Mundo de Mountain Bike, eventos que reuniram atletas de todos os continentes e ciclistas célebres sobre duas rodas, como Ulan Galinski e Raíza Goulão, que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024. As competições foram transmitidas pela TV mineira em uma iniciativa celebrada pelo organizador Rogério Bernardes.


O organizador fala sobre o esporte em Minas e os impactos com a exibição das competições.
O mountain bike aqui, no estado, tem as condições ideais, é praticado em todos os cantos. Quando uma TV aberta, igual a Rede Minas, abre essa possibilidade, eu acho que isso tem uma importância muito grande. Com as transmissões, ela fomenta o uso da bicicleta e, consequentemente, isso tem um impacto cultural e social muito grande, porque a penetração da Rede Minas é enorme dentro do estado. Para nós, do evento, é uma oportunidade muito grande para divulgação das marcas que estão sendo parceiras. Acho que abre os olhos para um novo nicho do mercado. Isso atrai cada vez mais empresas e patrocinadores para estarem próximos não só do evento, mas da Rede Minas também.
Rogério Bernardes, organizador da CiMTB
O subsecretário de Esportes de Minas Gerais, Tomás Mendes, comenta que a emissora se consolida como parceira do esporte e a visibilidade que isso proporciona.
Trazer para o calendário esportivo do Estado toda essa estrutura que a Rede Minas nos proporciona tem sido muito importante para que possamos dar cada vez mais força ao esporte no estado. Hoje, com o crescimento e com a evolução das políticas públicas esportivas em Minas, caminhamos com a TV pública acreditando em nossos projetos e iniciativas.
Tomás Mendes, subsecretário de Esportes de MG
Assista
O público acompanha a programação da Rede Minas pela TV e, também, pela plataforma de streaming Minasplay.