Atração especial resgata as histórias das emissoras mineiras e mostra evento que contou com apresentação da Orquestra da UEMG
A Rádio Inconfidência AM festeja 88 anos e, a FM, 45. Já a Rede Minas completa 40 anos. Essas décadas ganharam brinde e salva de palmas em evento que aconteceu na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. A celebração contou com a participação de autoridades, profissionais que trabalham nas emissoras e a apresentação da Orquestra da Universidade Estadual de Minas Gerais. A festa vai para a casa do público em um programa especial, neste domingo (22), a partir das 21h.
A trajetória da Rede Minas e da Rádio Inconfidência se confunde com a de Minas Gerais. As emissoras registraram fatos e personalidades que ajudaram a construir a história do estado. No programa especial que celebra os dois veículos de comunicação, o público vai rever alguns desses acontecimentos e conhecer os bastidores das emissoras, do passado ao presente, além das homenagens aos profissionais que trabalharam para levar a notícia, a cultura, a educação e o entretenimento para os lares mineiros.
Durante a solenidade, o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino, comentou sobre a evolução das emissoras. “Falando de presente e do futuro, a gente fala do mundo digital”, disse ele apresentando os conteúdos das redes sociais, o aplicativo da Rádio Inconfidência e a plataforma de streaming Minasplay.
A EMC se posiciona entre as empresas de comunicação mais atualizadas e abrangentes em alcance e possibilidades de acesso ao levar a programação online para o mundo, além de transmitir o sinal, ao vivo, da Rede Minas e das rádios Inconfidência AM e FM, também, nos sites e aplicativos.
Gustavo Mendicino
Orquestra UEMG
Musicistas da Orquestra Estadual de Minas Gerais resgataram as partituras que preenchiam a programação diária do rádio antigamente. São músicas que chegaram aos ouvintes desde a década de 1930 e que fizeram a trilha sonora do evento em comemoração ao aniversário da Rádio Inconfidência e Rede Minas. No programa especial, o público vai conferir algumas das canções que fizeram da celebração um espetáculo.
Rede Minas e Rádio Inconfidência
A TV pública foi ao ar, pela primeira vez, no dia 8 de dezembro de 1984. A criação da emissora foi uma das últimas ações do então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, antes de deixar o governo para concorrer à presidência do Brasil. Hoje, ela vai ao ar para cerca de 600 cidades mineiras e, para todo o Brasil, pela plataforma de streaming Minasplay.
A história da Inconfidência remonta a 1936, quando locutores, cantores e orquestras lotaram o prédio da antiga Feira Permanente de Amostras. Em 1979, a rádio avança para a FM, com a Brasileiríssima. Hoje, as duas emissoras estão juntas no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco e fazem parte da Empresa Mineira de Comunicação (EMC).
Assista
O programa especial em comemoração aos aniversários da Rede Minas e Rádio Inconfidência vai ao ar domingo (22), às 21h, pela Rede Minas, aqui no site e plataforma de streaming Minasplay.