

Fortalecimento da economia criativa e do turismo no Sul de Minas estão entre os temas que serão debatidos no Fórum Regional de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural. O evento, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, em Varginha, é gratuito, e conta com a participação da Empresa Mineira de Comunicação (EMC).
A EMC será representada pelo presidente Gustavo Mendicino, que participa de debate sobre as iniciativas voltadas à cadeia produtiva do turismo em Minas Gerais. A empresa, além de administrar a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a plataforma Minasplay, é responsável pela execução e implementação de políticas públicas que estruturam o setor audiovisual no estado.
“A interiorização das políticas culturais é uma das nossas prioridades. Estar em Varginha, dialogando com gestores, produtores e instituições da região, reafirma o compromisso da EMC em contribuir para que as ações do estado cheguem a todos os municípios.” destaca Gustavo Mendicino.
A programação do encontro inclui palestras e mesas temáticas com especialistas de diversas áreas ligadas ao turismo em Minas Gerais. O Fórum reunirá autoridades e profissionais ligados ao patrimônio e à gestão pública. Entre os nomes confirmados estão Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e João Miguel, coordenador do TCE Cultural do Tribunal de Contas do Estado.
Com atrações distribuídas entre o Auditório do Colégio Fessul e o Museu Municipal de Varginha, o Fórum busca promover diálogos sobre governança, turismo, patrimônio cultural e desenvolvimento regional. Durante a programação, será lançado também o “Sabores, Saberes e Tradições de Minas”, selo que reconhece, destaca e celebra a autenticidade e a diversidade da cozinha mineira.
O Fórum Regional de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com produção do Ponto de Cultura Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Museu Municipal de Varginha.
