O cinema tomou conta da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no lançamento da plataforma de streaming Minasplay, na noite desta quinta (11). A fachada lateral do prédio da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais se tornou uma telona. Do mirante do edifício, o público assistiu à exibição de filmes produzidos em Minas Gerais com direito a pipoca. Durante a festa dedicada à sétima arte mineira, teve sessão comentada, anúncios de políticas audiovisuais e parcerias.
A Minasplay surge substituindo o streaming EMCplay, ambas gerenciadas pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC). A nova plataforma conta com filmes, séries e espetáculos para todas as idades, oferecendo, também, a programação ao vivo da Rede Minas e programas de sucesso que emplacaram na TV pública. Um catálogo recheado de títulos que cresce ainda mais.
“O streaming público vai oferecer mais 200 novas produções contempladas pelos editais da Lei Paulo Gustavo, Curtas do Interior e do Prêmio de Exibição EMC 2024”
presidente da EMC, Gustavo Mendicino.
A iniciativa foi comemorada pelo setor, que participou do lançamento. Um deles é Igor Bastos, que assina o filme “Placa-Mãe”. “É muito importante a gente ter esse canal que comunique, que conecte nossas histórias mineiras com nosso povo mineiro”, disse. Os jornalistas Juliana Perdigão e Odilon Amaral, que assinam a série documental “Saberes Ancestrais”, também prestigiaram o evento e celebraram o espaço para Minas Gerais se ver na tela. “História para contar a gente tem demais, então tem que ter um lugar para mostrar”, falou Juliana. Além deles, participaram diversos profissionais do cinema, como Luiz Fernando Alencar e Sávio Leite.
O evento ainda contou com a exibição de dois filmes. Os curtas “Cyntia”, de Rafael Diniz Marques Gontijo, e “Mina e Elvira”, de Rayanne Vieira e Israel Dilean, abriram a noite de lançamento, com sessão comentada. Na oportunidade, também foi anunciada a iniciativa de levar esses e outros filmes para o interior do estado. “Vamos dar início à Mostra Itinerante Minasplay, um festival que gente vai fazer durante o ano ocupando os cinemas das cidades do interior de Minas com o material do audiovisual mineiro da Minasplay”, contou Mendicino.
Educação e Comunicação em parceria
O lançamento da Minasplay aconteceu no prédio da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais. O lugar escolhido celebrou o início da colaboração entre a EMC e a UEMG, como celebrou o presidente da EMC, Gustavo Mendicino: “a cereja do bolo foi essa parceria com a UEMG, que comemora 70 anos”. Na oportunidade, foi assinado um acordo de cooperação entre as duas instituições que vai permitir o compartilhamento de competências para valorização da educação e da comunicação do governo do estado.
A iniciativa de união entre EMC e UEMG vai viabilizar o intercâmbio de recursos técnicos, humanos e de infraestrutura, prevendo o compartilhamento e a divulgação de conteúdos entre as duas instituições. “Para nós, da Escola de Design, é uma honra e uma alegria celebrar com a Rede Minas essa iniciativa tão importante para a comunicação em nosso estado. A produção e a difusão de conteúdo artístico e informativo, voltado para a população mineira, é uma ação estratégica para a democratização da arte e do conhecimento nas Minas Gerais. Essa é uma das razões pelas quais a Escola de Design tem colocado ênfase na comunicação, por reconhecer que o diálogo e a troca de experiências sejam fatores fundamentais para o nosso desenvolvimento”, disse a diretora da Escola de Design, Heloísa Santos.