DO CEDOC PARA O MUNDO – IMAGENS DA REDE MINAS EM DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL

Acervo

O ídolo é Ronaldo Nazário, mas quem brilha é a equipe do Centro de Documentação da Rede Minas – CEDOC. Recentemente foi assinado um “Contrato de Cessão de Imagens” disponibilizando cinco trechos que retratam momentos diversos do jogador em Minas, de 1993 e 1994. O destaque fica por conta da comemoração de um gol que o ‘Fenômeno’, como é popularmente conhecido, emplacou há 28 anos pelo Cruzeiro, em 1994, na disputa contra o Boca Juniors pela Libertadores, no Mineirão. Um marco na história do ex-jogador que agora é o presidente do clube.

São imagens exclusivas registradas apenas pelos ângulos das câmeras da TV pública mineira. Os trechos cedidos estão no documentário ‘Ronaldo, o fenômeno’, que é uma biografia do futebolista brasileiro e já está nas plataformas de streaming.
A comemoração vai além da geração de recursos financeiros para a emissora. A equipe do CEDOC vibra por mostrar resultados dando visibilidade e relevância ao acervo com mais de 37 anos de histórias armazenadas.

Um pouco sobre o Centro de Documentação da Rede Minas: 

  • Entre as ferramentas para gestão de mídia, o CEDOC utiliza o sistema MAM (Media Asset Management) para o ingest, armazenamento digital do acervo, a catalogação e indexação das imagens que compõem as memórias da emissora. 
  • Realiza atividades de pesquisas; cessão de imagens para produtores independentes, meio acadêmico, etc.; troca de experiências e parceria com instituições de ensino e/ou outras, dentre outras atividades.
  • Projetos e geração de produtos: Digitalização de parte do acervo gravado em fitas analógicas; Rede Minas Memória: parceria com Núcleo Web; Mini Docs: projeto de série de programas com temáticas diversas realizadas unicamente a partir de imagens do acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.